Aracaju recebe Projeto ‘Tribos e Teatro’ do Ministério do Turismo


O Ministério do Turismo está realizando o projeto ‘Tribos e Teatro – Arte para transformar o mundo’ e Aracaju é uma das cinco capitais do país que foi contemplada para receber. As inscrições que são gratuitas estão abertas até o dia 30 de abril e o público-alvo são professores e estudantes de escolas públicas.

A potência cultural das artes cênicas e da dramaturgia como ferramenta de conscientização e transformação social é a principal proposta de Tribos & Teatro, desenvolvido pela Rede Parceiros Voluntários. O projeto irá contemplar educadores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de quatro cidades brasileiras, e uma delas é Aracaju. O objetivo é, através do acesso a informações sobre cultura, especialmente as artes cênicas, ampliar a visão de mundo e o fortalecimento das identidades, por meio de vivências culturais, como oficinas e espetáculos teatrais. A metodologia propõe o compartilhamento de conhecimentos, ideias e experiências de forma interativa, por meio de capacitações online e presencial de forma gratuita.

Na capacitação online de liderança juvenil serão desenvolvidos elementos como O que é Tribos; autoconhecimento; empreendedorismo social; voluntariado e Responsabilidade Social Individual (RSI); Design Thinking; e práticas de impacto social. Já a capacitação presencial, realizada através de oficinas de teatro, conta com elementos como linguagem teatral; jogos de desinibição; consciência corporal; improvisação de cenas; e produção e apresentação de um espetáculo de teatro no final da edição.

As capacitações online acontecerão pelo Google Meet: 4h para os educadores e 8h para os estudantes. Já as oficinas de teatro acontecem de forma presencial nas escolas participantes e contam com carga horária de 32h. Os encontros iniciam no final de maio para as turmas de educadores e, em junho, para os alunos. O resultado será a apresentação de um espetáculo teatral, com os alunos participantes, em cada escola.

De acordo com José Alfredo Nahas, superintendente da Rede Parceiros Voluntários, os educadores terão contato com metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; intensificação de rede de apoio entre professores de todo o país através de uma experiência acolhedora, e ainda receberão um certificado com chancela da UNESCO. Ele continua: — A vivência desperta nesses jovens um processo de empoderamento, no reconhecimento do seu protagonismo enquanto agentes transformadores de suas comunidades e do mundo.

O projeto que é coordenado em Sergipe pela T3 Consultoria, tem objetivo de possibilitar a transformação social através da arte com a prática em um projeto de impacto social com vivências em teatro.

As inscrições podem ser feitas através dos links:
Link Educadores: https://bit.ly/3L8g7qt
Link Alunos: https://bit.ly/3EFPeYz

Outras informações através do número (79) 991464477

Esse artigo apareceu primeiro em A Folha HojeAracaju recebe Projeto ‘Tribos e Teatro’ do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s